sábado, 13 de julho de 2013

Projeto Rondon incentiva a recomposição da mata ciliar

Foto: Ascom/SEMA
A equipe do Projeto Rondon em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou neste sábado (13) uma atividade de Educação Ambiental à margem do RIO IPIXUNA. Com objetivo de garantir a recomposição da mata ciliar e consequentemente a preservação do rio que deu origem ao nome do município. 

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades e ampliem o bem-estar da população.

Atualmente, a preocupação com o ambiente está presente na vida de grande parte da população em diferentes culturas e países. No caso de Ipixuna, discute-se a importância da recuperação das matas ciliares que são um “bem natural”, essencial para proteger o nosso recurso natural mais precioso e indispensável à vida: a água.

Essas faixas de vegetação fazem a função de barreira para a proteção das nascentes e dos cursos d’água e podem servir como corredores ecológicos, unindo fragmentos de matas a outras matas. Assim, permitem o trânsito de animais, os retirado do isolamento. 

As matas ciliares são protegidas por lei, desde 1965, mas, ainda existem áreas que vêm sendo desmatadas e outras que continuam degradadas sem a recomposição. Porém, apesar da importância, o tema é pouco debatido e estudado, especialmente no meio acadêmico.

0 comentários:

Postar um comentário

Imagens da Semana